Com toda a certeza já ouviu falar da série “La Casa de Papel”, uma produção espanhola para a Netflix, que se tornou um êxito. Uma história simples e tão bem contada que nos conquista desde o primeiro minuto.

 

 A história baseia-se num grupo de oito ladrões que tomam de assalto a Casa da Moeda de Espanha, com o objetivo de realizarem um grande assalto. Este, foi minuciosamente estudado pelo “Professor”, a principal personagem da história, que de acordo com as competências e habilidades necessárias para o efeito, recruta oito criminosos, cada um especialista numa determinada área. O objetivo é que se infiltrem na Casa durante o tempo necessário para imprimirem 2,4 mil milhões de euros e serem multimilionários.

No decorrer desta intensa história, as lições de “La Casa de Papel” sobre liderança são surpreendentes!

 

1 - Conhecimento é poder

O Professor, executante deste gigantesco plano estudou criteriosamente as relações com todas as partes envolvidas no assalto, as características, os movimentos e os comportamentos da polícia, dos reféns, da opinião pública e da própria equipa de assaltantes. Este conhecimento ajudou-o a antecipar situações e a prever os passos que teria que dar quando se deparasse com as mesmas. Um dos exemplos, é quando a Inspetora Murillo, convicta de que encontraria algo comprometedor, o força a ir ao armazém da cidra. E mais não conto…😊

O mesmo se passa nas empresas, ter o máximo de conhecimento é importante, bem como estudar as relações com as diferentes partes, saber como atuam, para se poder antecipar os passos a tomar e ter um plano alternativo para os momentos de crise, caso seja necessário.

 

2- A escolha da equipa é fundamental para o sucesso

A diversidade da equipa que é reunida para a tomada da Casa da Moeda, é uma das melhores lições contidas na série. O Professor escolhe com muito cuidado cada pessoa da equipa, cada um com um conhecimento específico em determinada tarefa, de forma a que se complementem e o resultado final seja o melhor.

Apesar das competências individuais serem importantes, é preciso manter a equipa a trabalhar como tal. E nem sempre é fácil, quando os ânimos se incendeiam e as reações não são as melhores. Temos um exemplo disso, quando o Berlim ata a Tóquio a uma maca e a expulsa da casa, colocando-a nas mãos da polícia.

Um bom líder para além de ter um cuidado especial na seleção da equipa, contemplando as capacidades individuais no todo, deve também ter a capacidade de gerir com prudência as diferentes personalidades e isso só se consegue com o domínio das emoções e uma assertividade presente nos momentos mais críticos. Tudo isto, mantendo sempre a motivação da equipa.

 

3 - Investir no planeamento é essencial

Planear é essencial para que um projeto tenha sucesso. O Professor reuniu a equipa, cinco meses antes do assalto, para lhe apresentar detalhe a detalhe, o projeto. Dessa forma, os objetivos ficaram claros, cada um sabia a sua missão e como o seu trabalho encaixava no trabalho dos outros. Para além disso, foram pensados vários cenários, identificados possíveis obstáculos e estudadas em conjunto, formas de os ultrapassar, sem que comprometessem o objetivo final. Um exemplo disso, é quando a Tóquio está a ser transportada para o estabelecimento prisional e se recordou das palavras do professor “Eu nunca te vou falhar” E não falhou!

O Líder, deve fazer o mesmo com a sua equipa, privilegiar o planeamento, antes de agir para que tudo dê certo e acima de tudo, garantir à equipa que estará presente nos momentos mais difíceis.

 

 4A Formação tem que ser uma prioridade

Tão importante quanto preparar a ação, é simular a mesma, para que desta forma, os elementos tenham uma resposta rápida ao acontecimento. Durante os meses da formação, o Professor foi preparando a equipa através de criação de exemplos de situações reais, outra vez através de perguntas que os faziam pensar mais além do óbvio e outras recorrendo a metáforas para que mais facilmente chegassem à resposta. Num ambiente empresarial, é importante que os colaboradores passem por este processo formativo, se preparem através de simulações para o que vão lidar. Um bom Líder não deve deixar a formação da equipa para segundo plano, correndo o risco de falhar totalmente no alcance dos objetivos.

 

 5. imprevistos acontecem

Neste plano, como em qualquer outro, é inevitável que aconteçam imprevistos. Lamentar e não fazer nada para os resolver, pode ser perda de tempo.É preciso aceitá-los e integrá-los da melhor maneira no plano, para que tudo continue a correr como previsto. O Professor não esperava apaixonar-se pela Inspetora, mas aconteceu! 😊 Se na história, estes momentos são de viragem e representam um pico dramático, nas equipas também. O Líder deve estar preparado para não deixar cair a equipa na desmotivação, quando os imprevistos acontecem, levando-os a mudar a perspetiva e a verem o lado positivo da situação, mesmo que naquela altura não seja totalmente evidente.  Afinal, quem sabe, se de um imprevisto resulta um final feliz! 😊

Boas Lideranças!

 

Anabela Chastre

COACH I SPEAKER I TRAINER

Especialista em Liderança e Atitude para RESULTADOS

www.anabelachastre.pt