Tu não és um verdadeiro líder, enquanto não formares outro líder que forme outros líderes”

 

 

Li esta frase há umas semanas e fez-me todo o sentido. Na verdade, o que realmente distingue um bom líder é a sua capacidade de entender que o seu principal papel é formar outros líderes, só assim estará verdadeiramente a liderar a um nível superior, criando mais valor para si, para os que fazem parte da sua equipa e para a própria organização. Este é o melhor comportamento que um líder pode ter e que contribui largamente para os resultados de todos.

 

Liderar com a Atitude Certa passa por interessar-se genuinamente com os que fazem parte da sua equipa, contando-lhes a sua história e o que aprendeu com ela, mas ao mesmo tempo dando-lhes espaço para tirarem as suas próprias conclusões e trilharem o seu próprio caminho. Este líder com a Atitude Certa, não ambiciona fazer seguidores, mas sim formar pessoas que queiram fazer mais, que ousem ir mais longe, que sejam criativas, mas que tenham a capacidade de se auto-avaliar com humildade quando as coisas não correm bem. Que saibam reconhecer o erro e saibam pedir desculpa, e que quando alguém lhe faz um favor, agradeçam. Assim, com estes valores consistentes estes novos líderes crescem e quando tiverem a possibilidade de formar outros líderes, irão fazê-lo sob estes nobres valores.

 

O Líder com a Atitude Certa, inspira os colaboradores com exemplos, mas principalmente com a sua proximidade à equipa nos momentos difíceis, ajudando-os a recuperar a vontade de continuar e dando-lhes as ferramentas e a motivação que necessitam na altura certa. Mas também é o primeiro a incentivar a celebração quando as coisas estão ir pelo melhor caminho, identificando a importância que o reconhecimento tem para o espírito da equipa. 

 

O Líder com a Atitude Certa, elogia quando observa um comportamento exemplar e conversa com os seus colaboradores de forma assertiva quando o comportamento não foi o melhor, explicando o que a aconteceu, o que originou e o que pretende que se faça das próximas vezes. Não critica, redirecciona um comportamento indesejado, envolvendo as pessoas na solução e criando um compromisso com elas.

 

Um Líder com a Atitude Certa não ensina apenas, aprende também. Ouve outras opiniões e diferentes pontos de vista e junta-se à equipa para em conjunto encontrarem melhores opções. Não rejeita, ouve, avalia os impactos e toma decisões. É ele que vai ao leme, mas sem uma tripulação coordenada de nada serve saber o caminho.

 

Liderar não é conduzir um grupo de pessoas a um local, é envolvê-las no planeamento da  viagem e acompanhá-las em todos momentos, com a certeza de que quando chegarem ao objectivo,  todos chegam melhor do que quando começaram.

 

Anabela Chastre

COACH I SPEAKER I TRAINER

Especialista em Liderança e Atitude para RESULTADOS

www.anabelachastre.pt