Sobre mim

O meu percurso profissional 

Testemunhos

Opiniões de quem conhece o meu trabalho.

Serviços

Palestras, Formação, Coaching, Masterclass

MASTERCLASS

Próximos eventos

 

Tu não és um verdadeiro líder, enquanto não formares outro líder que forme outros líderes”

 

 

Li esta frase há umas semanas e fez-me todo o sentido. Na verdade, o que realmente distingue um bom líder é a sua capacidade de entender que o seu principal papel é formar outros líderes, só assim estará verdadeiramente a liderar a um nível superior, criando mais valor para si, para os que fazem parte da sua equipa e para a própria organização. Este é o melhor comportamento que um líder pode ter e que contribui largamente para os resultados de todos.

 

Liderar com a Atitude Certa passa por interessar-se genuinamente com os que fazem parte da sua equipa, contando-lhes a sua história e o que aprendeu com ela, mas ao mesmo tempo dando-lhes espaço para tirarem as suas próprias conclusões e trilharem o seu próprio caminho. Este líder com a Atitude Certa, não ambiciona fazer seguidores, mas sim formar pessoas que queiram fazer mais, que ousem ir mais longe, que sejam criativas, mas que tenham a capacidade de se auto-avaliar com humildade quando as coisas não correm bem. Que saibam reconhecer o erro e saibam pedir desculpa, e que quando alguém lhe faz um favor, agradeçam. Assim, com estes valores consistentes estes novos líderes crescem e quando tiverem a possibilidade de formar outros líderes, irão fazê-lo sob estes nobres valores.

 

O Líder com a Atitude Certa, inspira os colaboradores com exemplos, mas principalmente com a sua proximidade à equipa nos momentos difíceis, ajudando-os a recuperar a vontade de continuar e dando-lhes as ferramentas e a motivação que necessitam na altura certa. Mas também é o primeiro a incentivar a celebração quando as coisas estão ir pelo melhor caminho, identificando a importância que o reconhecimento tem para o espírito da equipa. 

 

O Líder com a Atitude Certa, elogia quando observa um comportamento exemplar e conversa com os seus colaboradores de forma assertiva quando o comportamento não foi o melhor, explicando o que a aconteceu, o que originou e o que pretende que se faça das próximas vezes. Não critica, redirecciona um comportamento indesejado, envolvendo as pessoas na solução e criando um compromisso com elas.

 

Um Líder com a Atitude Certa não ensina apenas, aprende também. Ouve outras opiniões e diferentes pontos de vista e junta-se à equipa para em conjunto encontrarem melhores opções. Não rejeita, ouve, avalia os impactos e toma decisões. É ele que vai ao leme, mas sem uma tripulação coordenada de nada serve saber o caminho.

 

Liderar não é conduzir um grupo de pessoas a um local, é envolvê-las no planeamento da  viagem e acompanhá-las em todos momentos, com a certeza de que quando chegarem ao objectivo,  todos chegam melhor do que quando começaram.

 

Anabela Chastre

COACH I SPEAKER I TRAINER

Especialista em Liderança e Atitude para RESULTADOS

www.anabelachastre.pt