SINOPSE:

Para onde estão a caminhar as organizações e os seus líderes num futuro próximo?

Que competências de Liderança serão cruciais para abraçar estes novos desafios num contexto de mudança?

O que pensam os grandes líderes sobre isso?

Este livro pretende dar resposta a estas questões e ajudar o leitor a liderar a sua organização no futuro com uma estratégia vencedora.

Líderes de sucesso e pessoas a trabalhar para o sucesso, este será o caminho.

Que venha o futuro, a viagem começa agora!

 

Este livro pretende ser uma visão pragmática em torno da Liderança e dos Líderes, dos seus contextos e processos, sobretudo numa fase em que muitos dos efeitos da chamada “Revolução Industrial 4.0” já se fazem sentir fortemente nas organizações, nas pessoas, nos processos de gestão e liderança no seu todo.

Mas, por que é de Líderes e de Lideranças que queremos tratar, nos contextos das mudanças e sobretudo de enorme incerteza em relação ao futuro das próprias organizações onde atuam, pretendemos encontrar pistas sobre os meios e modos onde já hoje decorrem os processos eficazes de Liderança face a esses mesmos contextos atuais de incerteza, mudança e desafio permanentes.

Por outro lado, gostaríamos de reforçar o debate sobre para onde estão a caminhar as organizações e os seus Lideres em termos do Futuro incerto, e, bem assim, que competências são hoje criticas para os Lideres atuais, mas sobretudo que Competências serão necessárias trabalhar para que no futuro os atuais e novos Líderes possam atuar com eficácia nas suas organizações…

No fundo é de Lideres [com sucesso] e de Pessoas [para o sucesso] de que estamos a falar…

Esta é, pois, uma viagem ao futuro a partir do presente.

Por isso, desafiámos um conjunto de Líderes do presente, com múltiplas histórias de sucesso de liderança e na liderança de Equipas e Organizações que embarcassem connosco nesta viagem aventureira e que não é mais do que projetar o futuro dos líderes e da liderança num futuro incerto, desafiador e com momentos de enorme turbulência…

Estes são, por isso, os nossos “viajantes” que desafiámos para nos ajudar a encontrar, mais do que respostas, pistas de reflexão e posterior intervenção sobre um conjunto de questões que elegemos e sobre as quais refletiremos ao longo dos vários momentos desta viagem.

 

Eis a nossa lista de passageiros VIP nesta viagem e ao quais estamos deveras agradecidos pela forma generosa, eficaz, atenta, mas também, pragmática com que nos deram os seus contributos…

 

António Saraiva, Presidente da Confederação da Industria Portuguesa (CIP)

António Saraiva é Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal desde Janeiro de 2011. Foi Presidente da CIP – Confederação da Indústria Portuguesa de Janeiro de 2010 a Janeiro de 2011. Diretor da Metalúrgica Luso-Italiana desde 1989 e Administrador a partir de 1992, adquiriu a empresa ao Grupo Mello em 1996, sendo atualmente Presidente do Conselho de Administração.

 

Rui Paiva, Fundador e CEO da WeDo

Rui Paiva fundou a WeDo Technologies, em 2001, empresa que veio a tornar-se numa da mais importantes a nível mundial na deteção e antecipação de fraudes eletrónicas e na garantia de receita. Com mais de 20 anos de experiência no mercado da Tecnologia, Rui Paiva lidera, os destinos da WeDo que, hoje, tem como clientes algumas das empresas globais mais reconhecidas dos setores de telecomunicações, energia e saúde. Ramificações que chegam a mais de 90 países onde há software instalado desta empresa portuguesa que conta com mais de 500 funcionários. Números grandes que espelham um trabalho pautado pela capacidade de empreendedorismo, de inovação e mérito, que levaram Rui Paiva a receber o prémio “Personalidade” 2017, pela revista Exame Informática.

 

 Fernando Pinto, Presidente Executivo da TAP Portugal

Fernando Pinto, Presidente Executivo da TAP Portugal, acabou de ser distinguido em Londres pela “contribuição excecional para a indústria da aviação” com um dos mais prestigiados prémios a nível mundial no sector da aviação, o “The Airline Business Awards”. Esta foi mais uma distinção pessoal daquele que tem sido um Líder reconhecido, ao longo de anos, à frente de destinos de Empresas num sector de atividade altamente desafiador e concorrencial. 

 

 Nelson Pires, CEO da Jaba Recordati em Portugal e Responsável pelos Mercados do Reino Unido e Europa

Nelson Pires, Diretor-Geral da JABA Recordati em Portugal, acaba de passar a acumular o cargo de DG para os mercados do Reino Unido e Europa desta Multinacional Farmacêutica. Gestor de sucesso, Professor influente e Líder de excelência, Nelson Pires é já hoje “um caso sério” na preparação dos Líderes do Futuro.

 

Sofia Tenreiro, CEO da CISCO e Presidente da Câmara do Comércio Americana em Portugal

Diretora-Geral da Cisco em Portugal e Presidente da Câmara do Comércio Americana em Portugal, Sofia Tenreiro é uma das Mulheres mais influentes da sua geração e uma das executivas mais bem posicionadas para perspetivar o futuro da liderança e das Organizações. 

 

José Miguel Leonardo, CEO da Randstad

José Miguel Leonardo é diretor-geral da Randstad Portugal, empresa de Recursos Humanos, líder em Portugal e número 2 no Mundo. Com uma vasta experiência em diferentes indústrias, José Miguel Leonardo esteve cerca de quatro anos à frente da Stanley Security em Portugal e em Itália. De 2003 a 2010 foi CEO da Imperalum, fabricante líder de produtos especiais para a construção, e antes disso, ao longo de catorze anos, ocupou vários cargos de gestão de topo na The Dow Chemical Company, onde teve a oportunidade de trabalhar e viver em diversos países.

 

 Carlos Vaqueirinho, Director Geral da Prosegur Alarmes

Desde 2001 a liderar uma empresa num sector de atividade cada vez mais exigente, Carlos Vaqueirinho é director-geral da Prosegur Alarmes e têm-se destacado na sua área de actividade pela sua capacidade de liderança e capacidade de resposta aos desafios de manter uma empresa forte no mercado.

 

Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Delta

Rui Miguel Nabeiro, Administrador do Grupo Delta Cafés e um dos responsáveis da marca Delta Q, Recebeu em 2011 o prémio Personalidade do Ano, pela revista HiperSuper e em 2012 foi reconhecido com o Master de Figura do Ano na Produção, pela Distribuição Hoje. Foi também nomeado internacionalmente na categoria de The RSM International Entrepreneur of the year Award2 nos European Business Awards 2010

 

A estes nossos viajantes colocámos muitas questões para obter muitas mais reflexões sobre este tema apaixonante para todos, mas de forma pragmática, poderemos sintetizar no seguinte conjunto de cinco perguntas o nosso foco principal.

A saber:

Quais são hoje os principais desafios da Liderança de topo nas organizações? E, quais são as decisões mais criticas que os lideres têm de tomar?

Quais são as caraterísticas/competências dos Lideres que “fazem a diferença” nos contextos atuais das Organizações? Como se trabalham e/ou estimulam essas características?

Em face do que já é possível perspetivar sobre o que serão a Empresas daqui a 10 anos, quais serão os Novos Desafios futuros das Empresas que terão forte impacto ao nível das suas lideranças?

Como será a Liderança no Futuro? Em face do que já é possível perspetivar sobre o que serão a Empresas daqui a 10 anos, que Competências deverão ter os Lideres de hoje (e os novos Lideres) para que possam conseguir elevados níveis de eficácia nesses novos contextos?

Qual a sua “estratégia pessoal” para se continuar a desenvolver enquanto Líder que irá fazer esse “viagem” ao futuro das Empresas e da Liderança no Futuro?

 

Sabíamos bem ao que íamos… Uma viagem que pretendia ser de ida e volta, mas com plena consciência de que o local de partida é conhecido por todos, é trabalhado e influenciado por todos os “viajantes”, mas o percurso e sobretudo o destino final (local e hora de chegada) não são completamente conhecidos.

Esse é o desafio!

 

Palestra "Como a minha ATITUDE me pode lecar ao SUCESSO"  - Faculdade de Economia do Porto

 

 

Formação "Instrumentos de Coaching para Gestores de Equipas - Maputo, Moçambique

  

 

Palestra ATITUDE CERTA, na FIL - Feira Interncaional de Lisboa

 

Moderação de debate sobre motivação de equipas, EXPO RH, 2013

 

Moderação de debate sobre Engagment nas Organizações, EXPO RH, 2011

 

Palestra Casino Estoril, Coaching , 2012

 

Workshop de STORYTELLING, EXPO RH, 2014

 

   

Dinamização de workshop LIDERANÇA GALÁCTICA (Star Wars), EXPO RH, 2011

 

 

Formação em Comunicação, Beira, Mocambique

 

Formação Liderança, em Lisboa, 2013

 

Formação em Apresentações ao Público, Penafiel, na Quinta da Aveleda!

 

Formação Gestão de Recursos Humano,em Luanda, 2011

 

 

 

... a opinião dos formandos! :)

 

Quando damos o nosso melhor, o retorno é garantido! Essa é a ATITUDE CERTA!

 

 

SINOPSE: 

Anabela Chastre, trabalha há mais de 15 anos com grandes empresas e executivos na área da Liderança. Convicta que a Atitude é a competência crucial do sucesso, escreveu este livro para revelar o método dos 5D`s que levará o leitor a encontrar a Atitude Certa que há em si. Um livro desafiante que conta uma história onde a autora é protagonista e na qual se descobre a si própria e ao método que está na base do livro.

Aqui, o leitor irá encontrar uma estratégia poderosa para liderar os desafios em momentos de mudança, o segredo para manter na sua vida aquilo que realmente importa e um método para elevar o seu nível de energia e de motivação para resultados.

 

“O sucesso está na vontade de cada um!" 

" Anabela Chastre em Atitude Certa! "

 

 

"A Atitude é o combustível da produtividade!"

 

A metodologia dos 5D`s é consequência de um vasto estudo elaborado pela Anabela Chastre sobre modelos já existentes em produtividade, capital psicológico positivo  e auto-liderança. Desse estudo, concluiu essencialmente duas coisas interessantes e que a levaram posteriormente a desenhar a sua própria metodologia:

 

  •  A primeira é a de que os modelos estudados funcionam quase todos de forma sequencial, a conclusão de um passo, leva ao passo seguinte.
  •  A segunda é de que em nenhum dos modelos estudados se assume a celebração do objectivo alcançado.

 

Com estas duas conclusões, verificou que havia de espaço para criar um modelo que contemplasse quer a possibilidade dos passos não serem sequenciais e poderem funcionar de forma circular, bem como contemplar um passo que até então não tinha encontrado em nenhum dos modelos estudados, o passo da celebração, a que chamou DESFRUTAR.

  e

Dessa forma, surgiu a metodologia dos 5D`s que pode ser utilizada em processos de consultoria, formação e coaching, garantindo desta forma resultados mais eficazes.

 

 

  •  DESCOBRIR (conhecimento) 

Capacidade de diagnosticar a estado actual, as forças e as fraquezas e identificar a necessidade". 

 

  •  DECIDIR (consciencialização)

Capacidade de tomar consciência desse estado actual, mas contemplar o estado futuro, conseguindo com isso, tomar a decisão do caminho a seguir. Saber identificar as vantagens e obstáculos.

 

  •  DESENVOLVER (responsabilização)

Capacidade de responsabilização sobre o que se quer alcançar,traçando para isso um plano de acção.

 

  •  DISCIPLINAR (Motivação)

Capacidade manter o foco e o compromisso com o objectivo, definindo comportamentos-chave para que isso aconteça. 

 

  •  DESFRUTAR (Recompensa)

Capacidade de celebrar  quando se alcança os resultados pretendidos. Só dessa forma, se fechará um ciclo com a energia suficiente para se iniciar outro.

 

Nota: Todo o detalhe da metodologia está descrito no livro Atitude Certa! de Anabela Chastre

 

 

" Hoje melhor que ontem e amanhã, melhor que hoje" 

 

 

 

 

 

Subcategorias