"A Atitude é o combustível da produtividade!"

 

A metodologia dos 5D`s advêm um estudo elaborado pela Anabela Chastre sobre a melhor forma de obter resultados de forma consistente e rápida. Foram estudados vários modelos de coaching, de PNL e de mentoring. As conclusões foram essencialmente duas:

 

  •  A primeira é a de que os modelos estudados funcionam quase todos de forma sequencial, a conclusão de um passo, leva ao passo seguinte.
  •  A segunda é de que em nenhum dos modelos estudados se assume a celebração do objectivo alcançado.

 

Com estas duas conclusões, a Anabela Chastre verificou que havia de espaço para um modelo que contemplasse quer a possibilidade dos passos poderem funcionar de forma circular, podendo passar para a frentre ou voltar atrás a qualquer momento, bem como contemplar nesse modelo espaço para a celebração, o desfrutar.

 

Dessa forma, surgiu a metodologia dos 5D`s com o objectivo de criar uma metodologia que permita iniciar e concluir ciclos de mudança sustentáveis no indivíduo, levando-o a níveis superiores de desempenho e produtividade, foi desenvolvido a metodologia dos 5D`s da Atitude para RESULTADOS. Esta metodologia pode ser utilizada em processos de coaching, programas de mentoring, diagnóstico empresarial, diagnóstico de equipas, formação e consultoria, garantindo desta forma resultados mais eficazes.

 

 

  •  DESCOBRIR (conhecimento) 

Capacidade de diagnosticar a estado actual, as forças e as fraquezas e identificar a necessidade/ a "dor". 

 

  •  DECIDIR (consciencialização)

Capacidade de tomar consciência desse estado actual, mas contemplar o estado futuro, conseguindo com isso, tomar a decisão do caminho certo. Saber identificar as vantagens, por um lado e obstáculos, por outro. 

 

  •  DESENVOLVER (responsabilização)

Capacidade de nos responsabilizarmos sobre o que queremos alcançar, sabendo que para isso é preciso traçar um plano de acção.

 

  •  DISCIPLINAR (Motivação)

Capacidade manter o foco e o compromisso com o objectivo, saber medir resultados ao longo do caminho e traçar metas para os obstáculos que forem surgindo, sem nunca perder a motivação.

 

  •  DESFRUTAR (Recompensa)

Capacidade de saber parar e desfrutar de bons momentos quando se alcançam os resultados pretendidos. Só dessa forma, se fechará um ciclo com a energia suficiente para se iniciar outro.

 

Nota: Todo o detalhe da metodologia está descrito no livro Atitude Certa! de Anabela Chastre

 

 

" Hoje melhor que ontem e amanhã, melhor que hoje"